quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Redes Sociais e as crianças!


Com a facilidade de acesso a internet e os atrativos que as redes sociais possuem, mesmo que seja proibido o cadastro, crianças costumam acessar esses sites, como Orkut, Facebook e etc.
No Facebook há um mecanismo que detecta e exclui usuários menores de 13 anos, mas criar outra conta ainda é muito fácil e o mecanismo falho. É muito comum encontrarmos crianças que são adeptas às redes sociais e que muitas vezes acabam ficando viciadas no site, tendo dificuldade de concentração de outras tarefas, deixando até mesmo os estudos de lado.

E onde estão os pais nesses momentos?
Não é necessária a influência dos pais para que isso aconteceça, mas a atenção que eles dispensam aos filhos é essencial para o controle de acessos e incentivos para que realizem outras tarefas. Talvez proibir não seja a melhor maneira de ajudar a criança neste caso, pois proibir não ensina.
Uma criança pode ter um facebook, onde poderia se comunicar com colegas e familiares, com a supervisão dos pais. As conversas ficariam gravadas e os pais ainda saberiam com quem seus filhos estão se relacionando. Além disso, os pais teriam o controle sobre o acesso das crianças nas redes e isso limitaria o tempo que os pequenos podem ficar online.
Controlar o que seu filho faz não é proibir a criança de tudo, mas sim guia-la para que saiba o que fazer na utilização de uma rede social, ou qualquer outro site que há interação entre usuários. E ainda lembrá-lo que os estudos e tarefas vem sempre em primeiro lugar e que nada substitui uma conversa onde as pessoas realmente se encontram.

Um comentário:

  1. E voltamos a questâo "LIMITES"...
    Acredito que os problemas decorrentes do abuso no uso da internet e das redes sociais, ocorrem pela falta de limites das crianças.

    ResponderExcluir